Pular para o conteúdo principal

fêtes de genève!




tudo começou com uma viagem beeem longa ateh genebra. mas, no final das contas e depois de muitos trens, cheguei e foi tudo bem. foi ótimo poder sair do alemão e entender algumas coisas no meio da rua, poder ler cartazes e ateh compreender um pouco do q as pessoas tavam falando. preciso dizer q eh tudo lindo? ameiiiiii... soh não gostei dos preços das coisas :x kkkkkkk altas vitrines com um “promoção” estampado bem grande, mas os preços eram maiores ainda :/ acho q eles num entenderam direito o conceito de promoção, oferta, etc. enfim. falando em vitrines, são lindas.

preciso fazer um parênteses especial pro musée d’art et d’histoire: os funcionários são extremamente capacitados e gentis e o lugar eh mágico! passei duas horas maravilhosas lah! minha obra favorita: Venus et Adonis, de Antonio Canova. (agora, vem uma pqna parte melosa. se quiserem pular esse parágrafo, ok hehe) passei uns dez minutos apreciando a obra e, antes de ir embora, voltei lah. o cuidado da cena.. sei lah, eh prosáico, mas sublime. o carinho nos rostos, a sutileza do toque, a intimidade reverente... eu não sei explicar exatamente pq não tem uma lógica, soh sei q fiquei encantada. meu coração simplesmente compreendeu tudo e nem se deu o trabalho de explicar pro meu cérebro. kkkkkkkk eh meio louco, mas foi isso q aconteceu. e o cachorro finalizou com chave de ouro. amei.

o café do museu eh caríssimo, mesmo assim, eh uma experiência imperdível. e vc tah tão fora do mundo real q nem fica chocado em pagar sete francos num pedacinho de bolo. kkkkkkk a realidade soh chega depois. bem depois ;)

andei muito por lah e fiquei encantada com a simpatia das pessoas, todas sempre dispostas a ajudar, tentar desenrolar um inglês+mímica pra explicar onde são as coisas... comecei andando da estação e fui ateh a onu! o ponto ruim: faltam banheiros públicos pra mulher. neh lasca? soh tem pros caras. pras meninas, eh apeeeeeeerto! :/ por sorte, por causa do festival, tinham uns banheiros (muito limpinhos e arrumados, por sinal) no meio da rua.

mas, sim, falando do festival: adorei! comprei comida no coop (sim, pq nas barracas do festival era tudo o olho da cara) e fiquei lah na grama, numa paz enorme, vendo as pessoas aproveitarem a festa, os brinquedos coloridos, ouvindo música, comendo chocolate e batata kkkkkkkkkkkk minha alimentação não foi das melhores nesse dia... enfim! esse festival foi mais tipo “parque gigante na cidade: tragam sua família”, sabe? mesmo assim, foi muito legal. tudo bem q eu tava esperando outra “züri fäscht” kkkkkkkkkkk sim, eu sou da bagaça!!!!!! XD

20 minutos de queima de fogos (era pra ser sincronizado com a música, mas eu não ouvi a música direito) e eu comecei a viagem de volta pra aproveitar o 1. de agosto nas fazendas! sim, pq eh tradição aqui as fazendas abrirem suas portas e oferecerem seus produtos, por um preço simbólico. fui numa fazenda em davos. tinha uma ladeirinha massa q dava acesso e eu praticamente não dormi no final de semana todo... kkkkk cheguei quase na hora do almoço e comi pra caramba! música tradicional, trajes típicos, fazendeiros gatos, povo sorridente, dia ensolarado pra dedéu... dava pra comprar um pacotinho com rodelas de cenoura, por dois francos, e alimentar os animais XD oooooooooooown... eles comem tão bonitinho! nesse dia, tiraram a barriga da miséria pq eu e mais um monte de criança passamos um tempão dando cenoura pra eles! coelho, cabra (elas fazem uma boca tão cute), porquinho, galinha (eu não sabia q elas comiam cenoura), etc!

de lah, fomos pra sertig, assistir a um jogo muito típico tb: schwinget. eh um judô caipira (no melhor sentido da palavra). são quatro lutas acontecendo ao mesmo tempo, em uns montinhos de areia. o objetivo eh encostar as costas (kkkkkk af) do outro na areia. detalhe: eles usam uns shorts de estopa amarrados por uns cintos-de-meu-avô e no meio dos montes de areia, tem um ciscador pra juntar a areia q vai se espalhando devido aos combates. eu sei q falando assim parece estranho... ok, pra assistir tb eh estranho, mas soh no começo. daqui a pouco, vc se empolga e começa a torcer tb! a torcida eh animada e contagiante! e os competidores são muito simpáticos e cordiais uns com os outros. nada de violência gratuita ou um mais afoitinho. não... todo mundo tah ali pra se divertir ;)

comi um famoso bolo de cenoura, mas não fez muito minha cabeça, não. dae, acabei ficando no meu bom e velho chocolate. enquanto comia o bolo adorado, vi os meninos brincando com os espetos do churrasco e, curiosa, fui lah pra ver qual eh a do jogo. kkkkkkkkk e eh assim: começam um de frente pro outro e jogam o espeto, ficando o mesmo na terra hehehe dae, a outra pessoa tira o espeto e coloca o peh no lugar q tah marcado. nisso vai o jogo ateh o outro não conseguir mais mover o peh pra perto do espeto. os meninos foram super legais e me deixaram fotografar e tudo!

falando de gente simpática e q topa foto, agradeço aos músicos do evento e o pessoal do coral :) como eles tavam com roupas típicas, tirei foto pra caramba! e eles tavam sempre com um sorriso e fazendo poses! ;) valeu, pessoal! kkkkkkk ah! e o pessoal do buchel (trompa alpina) tb! foi a primeira vez q ouvi esse som e eh muito agradável, altamente em sintonia com o lugar.

enfim, parabéns a todo mundo q contribui pra q os eventos sejam uma experiência incrível para todos os turistas e muito animada pros moradores :))

próxima festa? kkkkk num sei... pode ser ateh hj mesmo! vamo?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Se eu nascesse de novo - Luiz Gonzaga

Eu sou um caboclo feliz... Ah!... Se eu nascesse de novo, eu queria ser o mesmo Mané Luiz!... Se eu nascesse de novo e pudesse escolher, mais do que eu sou eu não queria ser. Eu queria nascer na Fazenda da Caiçara, lá em Exu, Pernambuco, mermo na divisinha do Ceará! É por isso que eu costumo dizer que uma banda minha é pernambucana, a outra banda é cearense! Quando eu... Há!... Quero nem dizer!... Quando eu ficasse taludin assim, eu queria logo comprar uma sanfona, pra ajudar meu pai nos toque... lá nos forró!... Eu queria ser filho de Januário mesmo, e de Dona Santana!... Mais do que eu sou eu não queria ser não senhor! Se eu nascesse de novo e pudesse escolher... Há!... Quando chegasse mil novecentos e trinta... Eu entrava no Colégio. Dezoito anos de idade... Colégio do pobre é o Exército Brasileiro! Sentava praça!... Há, há... Fazia revolução como o diabo, não dava nem um tiro! Eita Brasil bom danado!... Ah!... Eu queria ser o Rei do Baião!... Mais... num era mole não, meu irmão! Qu

qual a senha?

tá vendo? eu nem ia escrever sobre aquilo.  ia escrever sobre a presença de Deus inegavelmente na minha vida, quando preciso de milagres. quando todo mundo diz q é impossível, eu sei q vou conseguir. Ele me conduz pela mão e diz "vai, sua teimosa!!". às vezes, sou meio tapada e Deus tem q ter um trabalho GIGANTE pra eu poder ver o caminho certo. e sabe o melhor de tudo? como um pai bem ocupado, Ele sabe a hora q eu mais preciso e vem me ajudar. viu? não é na hora q eu quero. é na hora q Ele sabe q eu preciso. quando já to quaaaaase sem forças, Ele vem e me mostra q quer algo muito melhor pra mim, q o ponto é não parar de lutar e jamais perder a confiança Nele.  caramba! Ele realmente acredita em mim, até mais do q eu mesma, como um pai orgulhoso faz. como diz a música "Deus não te envia sem te preparar". não tenho como expressar a gratidão. já pensei mil vezes "poxa...será q eu deixei claro pra Deus o quanto sou grata?". relaxa. Ele sabe. Ele vê tuuuudinho

segundas e telefones

eu sempre detestei segundas-feiras e não sou muito chegada em atender ao telefone (kkkk todo mundo sabe disso), maaaaaaaas... eu tive gratas surpresas com relação a esses dois elementos!!! tive uma excelente notícia pelo telefone, na segunda-feira! diga ae! dias depois, chega-me o carteiro!!! sim!!!!!!! aquele mesmo, tão aguardado!!! me senti! XD lógicamente, q eu tinha q quase quebrar o meu próprio dedo e fiquei com a mão imobilizada durante todo o final de semana ¬¬ agora, mais novas... kkkkkkkkkkkkkkkk vida movimentada... e o q mais, luiz? e o q mais, luiz? XD ingressos pro ballet imperial da rússia: confere!